domingo, 25 de novembro de 2012

A verdade acima de tudo





Quando alguém não fala a verdade, geralmente cobra mais transparência do parceiro!







Geralmente quando se tem traição ou se faz alguma coisa que vai magoa a pessoa amada a mente começa cobra e fica a quela dúvida. Contar ou não contar? Dizer tudo ou apenas uma parte? Saiba que a verdade vale a pena, mesmo que traga alguma mágoa.

 A psicóloga Débora Cristina de Macedo Jorge afirma que a mentira pode ser prejudicial também para quem deixou de ser verdadeiro. “Quando se omite algo ou se conta meia verdade, de alguma maneira fica aquele sentimento de acusação para quem deixou de dizer a situação real, porque sabe que ficou alguma coisa presa lá atrás.”


E esse é um dos motivos pelos quais a verdade deve prevalecer. “A verdade deve estar acima de tudo, porque há situações em que não vale à pena carregar o sentimento de culpa, de acusação por ter mentido ou contado meia verdade”, afirma a psicóloga.

Quando alguém não fala a verdade, geralmente cobra mais transparência do parceiro. “A pessoa que omite ou que fala pela metade normalmente cobra do outro a transparência, justamente por ela agir dessa forma, porque sabe que tem aquele assunto mal resolvido. Ela não admite que o outro também tenha em relação a ela.”

 A questão é que ambos devem saber lidar com o fato. “Os dois precisam aprender a aguentar a realidade de ambos, mesmo que traga mágoas e ressentimentos, para se libertar do que incomoda e assim conseguir prosseguir com a vida, sem mentiras que os prendam ao passado”, esclarece Débora.

Porém, a psicóloga alerta que não é indicado desenterrar erros do passado, mas sim ser sincero de agora em diante. “As pessoas só devem voltar no tempo e falar sobre o que aconteceu se isso estiver atrapalhando o relacionamento atualmente. Se não traz culpa nenhuma, sentimento nenhum, é somente decidir ser sincero daquele momento em diante”, finaliza a psicóloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário