quarta-feira, 9 de julho de 2014

Curiosidades: História da Moda

Analisando o quadro: A caçada na corte de Felipe o bom (século XV) os vestidos disfarçados

Vamos analisar as roupas do quadro “A caçada na Corte de Felipe o bom” de cerca de 1442.
                   Observe a pintura, por que todos estão de branco?
A resposta é exatamente simples: porque a cor branca foi um tema imposto para a festa!
                                                          Mas não se trata só disso

 

Essa obra nos mostra os charmes “Vestidos Disfarçados” ou robes deguisées.
Os robes deguisées eram trajes que destoavam do padrão de moda vigente (por isso “disfarçados”). No quadro, as roupas são anteriores às roupas usadas na década de 1442. As roupas recebiam referências que variam de pouco mais 20 à 100 anos antes, os homens usavam batas curtas com pregas abauladas. 
Há mantos inspirados na moda Italiana. Vários deles usavam chopines. 
 Na foto veja que a Duquesa tem um manto acolchoado de arminho. Como outras moças, seu penteado tem enchimentos postiços trabalhados, coberto com uma coifa de rede e miçangas. Várias outras mulheres usam capelo sobre redes. No centro, uma moça usa o capelo clássico fechado com um alfinete logo abaixo do queixo.

Repare numa mulher, no segundo plano, à esquerda. Ela usa luvas vermelhas e gola alta, ambos algo bem raro na época. Outras Mulheres também usam cinto alto, trabalhado. Reparem que apenas uma mulher à esquerda do quadro, na frente, levanta a cauda do vestido! As mulheres da classe alta medieval e renascentista usavam vestidos com longas caldas, era uma forma de mostrar riqueza em tecidos ou enfeites suntuosos, o que servia para as diferenciar das classes inferiores. Pois bem, estas mulheres eram ensinadas a andar desde muito novinhas com saias excessivamente longas, e com toda elegância subiam escadas e faziam atividades diárias sem nunca levantarem suas saias. Já as mulheres de classe baixa, normalmente trabalhavam e as longas caudas as atrapalhariam suas atividades, por isso as saias das classes mais baixas eram mais curtas e não tinham caudas.


Fonte de imagem: História do vestuário no Ocidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário