segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

PESSOA CERTA VS. ATITUDES CERTAS




A chave para um casamento feliz não é achar a pessoa certa, é fazer as coisas certas!







Se você fizer o que é certo para o relacionamento, o casamento dá certo. Se fizer o que é errado, dá errado. Quando Deus criou o homem e a mulher, não os criou como "almas gêmeas". Depois de criar o homem, Deus decidiu criar uma auxiliadora para o homem, que o ajudasse. Não falou nada de completar um ao outro, nem os colocou sob a responsabilidade de fazer um ao outro feliz. Falou em ajudar. O casal deve se ver como auxiliadores um do outro, pessoas que estão comprometida em ajudar um ao outro. É claro que um subproduto desta parceria é a inevitável felicidade dos dois, e a percepção de que os dois são um só, uma só carne

Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. 

Note bem que os dois se tornam uma só carne apenas depois que se unem. Não eram "duas metades" antes de se cassarem, como se já estivessem predestinados a se unir, não. O milagre de fusão dos dois indivíduos acontece quando ambos se unem em um só propósito de fazer o casamento funcionar, não importa o que vier. 
 É claro que se você ainda é solteiro (ou solteira) e está considerando alguém para se casar, deve buscar a melhor pessoa que puder (não vá se casar com um psicopata e achar, "com amor eu posso mudá-lo") Mas a verdade é que um casamento feliz não depende tanto da pessoa ser a "certa" quando de que os dois façam as coisas certas. 
 O que faz o relacionamento funcionar é a obediência a certas leis de convivência.  Quando Deus criou o homem e a mulher, estabeleceu certas leis que regulam esse relacionamento. Se vocês respeitarem essas leis, serão felizes. Senão, não há alma gêmea que aguentará ficar com você.
 O negócio com leis é o seguinte: você obedece, elas lhe protegem; você desobedece, elas lhe punem. Se você pular de um prédio de dez andares, você certamente vai morrer. A lei da gravidade se certificará disso. Se você for a um safári e sair do carro para tirar uma fotinho com um leão, porque ele é tão fofo e parece tão bonzinho, provavelmente vai virar o almoço dele. A lei da selva garante isso. Quer você creia nessas leis ou não, está sujeito e elas. 
 As leis do relacionamento estabelecidas por Deus não são desconhecidas de ninguém. Coisas como perdoar, tratar o outro como também quer ser tratado, ter paciência, servir, ajudar, ouvir, não ser egoísta, falar a verdade, ser fiel, respeitar, ter bons olhos, tirar a trave do próprio olho primeiro, cuidar, agradar etc., são básicas para que haja um relacionamento. Isso é o que as pessoas sabem que tem que fazer, mas não fazem. Quebram essas leis, e colhem as consequências disso. 
 Se você obedece às leis do relacionamento, elas lhe protegem; se você as desobedece, elas lhe punem. Simples assim. 
 Não há outro caminho. Podem tentar culpar o casamento como instituição, facilitar o divórcio, inventar relacionamentos alternativos,viver em busca da alma gêmea, mas a única maneira de um relacionamento ser bem-sucedido é respeitando  as leis que o regem. E este poder esta em suas mãos. É sua responsabilidade. 

 Texto tirado do livro casamento blindado

Um comentário:

  1. Tudo é uma questão de olhar o outro da mesma forma que queira ser olhado! O Amor é uma via de duas mãos, tudo que vai tem que voltar para trânsito do Casamento fluir bem!

    ResponderExcluir