sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Falando sobre fotografia



Corpos perfeitos, com rostos perfeitos, pele suave e limpa. 











A palavra de ordem é "simetria". Basta dar uma volta pelas principais publicações internacionais de moda e beleza para se perceber que a simetria está em alta. (assim como deve ser). Passamos por uma fase onde as modelos eram cabides de roupas, ou seja: (quanto mais magra melhor). Ai vieram as bombadas, onde a musculatura de glúteos e coxas, chegaram ao limite do exagero. Sem falar no abuso dos decotes siliconados.


Mais hoje para beneficio dos fotógrafos e da boa imagem a tendencia mundial é simétrica. Magra sempre, mais agora com musculatura definida. Equilíbrio entre cabeça tronco e membros é a palavra de ordem. 
A 85 mm ainda é a protagonista do corpo perfeito, mais com modelos mais simétricas em sua plástica, podemos voltar a usar a velha 50 mm e por que não a boa 28 mm. A luz não precisa ser mais tão lateral e os preenchimentos frontais da linda luz de beleza, hoje se mesclam a luz de moda. Sim luz de moda e beleza!!! Corpos perfeitos, com rostos perfeitos e pele suave e limpa. 
Muita gente não sabe, mais uma boa foto de moda ou beleza, mesmo com a modelo mais perfeita, sempre carece de pelo menos 8 minutos de tratamento de imagem para regularização de pequenas imperfeições. 
Há quem defenda do purismo do não uso do photoshop. Mais quem quer ver uma mulher com espinha ou cravo. E por que não dizer: estrias ou pequenos traços de celulite. Cabe a nós os fotógrafos, transformar as feias em bonitas, as bonitas em lindas e as lindas em maravilhosas. Outra coisa que volta com força é a valorização do cinza e dos tons mais pasteis.


No Brasil os tons quentes ainda predominam (chamam de tropicalização da imagem). Já na moda européia se valoriza os tons mais frios. Seria certo chamar de "envernização das imagens?" 
Mais o que mais importa na verdade é que os corpos estão mais simétricos e o natural volta a conquistar seu espaço. Ha 20 anos atras você perguntava : (você tem silicone?). Hoje a pergunta é outra: (não é silicone? Ual!!!). Ou seja: tudo ficou mais bonito, mais a boa fotografia ainda continua sendo boa fotografia. Não existe Photoshop que transforme uma foto ruim em perfeita. E fotografia não é só regulagem de câmera e flash. Fotografia é angulo, foco, luz, sombra, conceito estético e alinhamento perfeito com as tendencias. 

Texto : Reflexão Áurea. Por J.P

Nenhum comentário:

Postar um comentário