quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Falta de confiança pode arruinar um casamento?



 

A consequência disso é que ele começará a se sentir sozinho e, com certeza, procurará novas companhias.








A falta de confiança tem dois lados: daquele que deixou de confiar por causa de algum motivo e daquele que provocou a quebra de confiança, dando abertura para que a relação entrasse em náufrago.

 Segundo a psicóloga Débora Cristina de Macedo Jorge o rompimento da confiança pode começar com a distância emocional. “Por exemplo, a mulher confia 100% no seu marido, mas não faz nada para estar mais próxima dele, fazer o que ele gosta, mesmo que não seja o mesmo gosto dela. A consequência disso é que ele começará a se sentir sozinho e, com certeza, procurará novas companhias.”

É nesta procura de novas pessoas, causada pela falta de atenção, que pode acontecer uma traição. “Com certeza isso é surpreendente para quem não espera e confia no outro. Porém, é nesta hora que vale a pena fazer uma releitura para saber o motivo que levou à quebra de confiança no relacionamento.” 

 Às vezes, o excesso da autoconfiança pode ser prejudicial ao casal, porque abre um espaço mesmo sem perceber. “Quem confia demais no seu taco, pode não perceber o que está fazendo ou deixando de fazer pelo seu companheiro. Muitas vezes, quem sofre com a falta de confiança, não consegue enxergar que também teve parte nisso”, explica Débora. 

 Para evitar a abertura para a quebra de confiança existir é preciso que a relação tenha algumas características. “Diáologo, relacionamento aberto e, antes de qualquer coisa, amizade. É preciso aquele nível de amizade que sabe escutar, muitas vezes até criticar, falar algumas coisas, mas confiar ao ponto de chorar, gritar, murmurar. Se não tiver estas coisas, não saberá nada do outro e este não poderá confiar em você”, finaliza Psicóloga Débora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário